Entendendo como a dieta Keto quebra a gordura

11 de junho de 2023 0 Por atacado-internet

Nos últimos anos, a popularidade da dieta cetogênica disparou. Milhares de pessoas juram que é uma das melhores maneiras de perder peso. No passado, essa dieta seria inimaginável. A própria teoria por trás disso é contraditória.

Para simplificar as coisas, a dieta cetônica funciona com um princípio muito simples – a maioria das calorias que você consome precisa vir de alimentos ricos em gordura. Seu consumo de proteína será moderado, enquanto a ingestão de carboidratos será muito baixa.

75 a 80% de suas calorias precisarão ser gordura. 20 a 25% precisarão ser proteínas. Sua ingestão de carboidratos deve oscilar entre 20 a 50 gramas.

A ideia de comer gordura para perder gordura pode parecer irônica. O equívoco comum é que se deve evitar alimentos gordurosos para perder peso. No entanto, a razão pela qual a dieta cetogênica funciona é porque quando você consome muita gordura, seu corpo percebe que sempre tem acesso a muita gordura.

Ele não vê necessidade de se agarrar às reservas de gordura em seu corpo. Você achará muito mais fácil perder os quilos teimosos quando estiver na dieta cetônica, porque o corpo queima sua gordura com mais facilidade.

A pessoa comum que tenta perder peso o faz restringindo suas calorias. Embora esta seja uma maneira de fazer isso, o corpo ainda usa glicogênio e carboidratos como combustível, em vez de gordura. O processo de queima de gordura é mais lento.

Com a dieta cetônica, como a ingestão de carboidratos é baixa, suas reservas de glicogênio e a insulina em seu corpo também serão baixas. Será fácil eliminá-los e seu corpo não terá escolha a não ser queimar a gordura para suprir suas necessidades energéticas.

O corpo produzirá cetonas para energia quando o consumo de carboidratos for baixo. Seu fígado usa a gordura em seu corpo para produzir as cetonas. Como você está consumindo muita gordura, o corpo não tenta se agarrar às reservas de gordura. Ele rapidamente os usa para criar as cetonas.

A dieta Atkins tenta atingir o mesmo objetivo reduzindo a ingestão de carboidratos. No entanto, com a dieta Atkins, seu corpo não está preparado para queimar gordura, ao contrário da dieta cetônica. Então, uma vez que você sai da dieta Atkins, seu corpo volta a queimar carboidratos como combustível e você lentamente recupera o peso que perdeu.

Embora a dieta cetônica seja altamente eficaz, os princípios básicos da perda de peso permanecem os mesmos. Você deve estar em déficit calórico para perder peso. Mesmo que a maior parte de sua dieta seja composta de gordura, o total de calorias que você consome durante o dia deve ser cerca de 500 calorias abaixo da manutenção.

Você pode verificar seus números de calorias aqui: https://www.freedieting.com/calorie-calculator

O que torna a dieta cetônica tão eficaz em comparação com outras dietas é que ela treina seu corpo para usar suas reservas de gordura. Quase todas as dietas defendem o não consumo de açúcar, alimentos refinados, alimentos processados, etc. Mas a maioria delas não “ensina” seu corpo a queimar gordura diretamente.

A queima de gordura é uma reflexão tardia. Supõe-se que, se você comer menos calorias do que gasta, perderá peso… e isso é verdade. Mas a dieta cetônica visa fazer com que você perca o máximo de peso possível queimando gordura, em vez de queimar carboidratos primeiro e depois usar gordura para o restante das necessidades do corpo.

Se você deseja perder peso rapidamente e está disposto a mudar sua dieta, seria uma ótima ideia experimentar a dieta cetônica. É relativamente fácil de seguir depois que você pega o jeito.