5 equívocos comuns sobre a dieta cetônica

12 de junho de 2023 0 Por atacado-internet

Ao longo da última década, em vez de seguir dietas com alto teor de proteína, gordura moderada e baixo teor de carboidratos, como Atkins, as pessoas adotaram gorduras saudáveis ​​e estão seguindo protocolos de dieta como “ceto”.

Uma dieta cetogênica é uma dieta com alto teor de gordura, proteína moderada e baixo teor de carboidratos que comprovadamente ajuda no crescimento e retenção muscular, juntamente com a perda de gordura. Na verdade, as dietas cetônicas podem transformar seu corpo em uma máquina de queimar gordura e deixá-lo magro e definido em pouco tempo.

As dietas cetogênicas, embora sejam muito populares, têm seus críticos. Infelizmente, muitos críticos da dieta ceto são muito mal informados e tiram conclusões negativas sobre a dieta com base em “fatos” que simplesmente não são verdadeiros.

Existem muitos mitos e equívocos comuns associados às dietas cetônicas, e listar cada um deles levaria o dia todo. Em vez disso, vamos dar uma olhada em 5 dos equívocos mais comuns sobre dietas cetônicas, antes de esclarecer cada um de uma vez por todas.

1. Dietas cetogênicas com baixo teor de carboidratos desperdiçam músculos
Um equívoco comum associado às dietas cetônicas é que elas desencadeiam atrofia muscular e fazem com que os seguidores da dieta percam músculos. Isso, no entanto, é 100% NÃO VERDADEIRO. De fato, as dietas cetônicas têm um efeito poupador de músculos e podem ajudar no crescimento e manutenção da massa muscular se a dieta for seguida corretamente.

A razão para isso é que as dietas cetônicas fazem com que o corpo funcione de maneira diferente do que faria em uma dieta regular de baixa caloria. Dietas de baixa caloria realmente resultam em catabolismo muscular quando o corpo queima os músculos como combustível.

Com ceto, no entanto, como o cérebro prefere corpos cetônicos como combustível. Ele os usa e instrui o corpo a queimar a gordura corporal armazenada para obter energia, deixando suas reservas musculares em paz. O corpo foi treinado para queimar gordura como combustível.

2. Seu cérebro requer muita glicose para funcionar
Outro equívoco muito comum em torno das dietas cetônicas é que elas podem danificar o cérebro, pois o cérebro requer glicose para funcionar corretamente.

Agora, se você seguir uma dieta cetônica bem estruturada, a principal fonte de energia para o cérebro serão as cetonas. Ainda requer uma pequena quantidade de glicose, embora isso possa ser obtido a partir de proteínas e da pequena quantidade de carboidratos diários que você está consumindo (20g ou mais).

Isso é conhecido como gliconeogênese. Quando no ceto, você não apenas está dando ao seu cérebro sua fonte preferida de energia, mas também notará melhorias na clareza mental, cognição, foco e estado de alerta. Simplificando, as dietas cetônicas podem ser incrivelmente boas para o seu cérebro.

3. Dietas cetônicas resultam em deficiências vitamínicas
Muitos opositores do ceto serão rápidos em falar sobre como as dietas cetogênicas causam deficiências de vitaminas e, portanto, podem colocar sua saúde em risco, mas, mais uma vez, esse não é o caso.

Embora seja verdade que a maioria das frutas está fora dos limites, pois contêm açúcares de frutose, ainda existem inúmeros outros vegetais e fontes de alimentos carregados de nutrientes, que devem ser consumidos diariamente.

As pessoas pensam que as dietas cetônicas consistem em devorar ovos fritos, bacon e queijo todos os dias, sem nenhum vegetal à vista. A realidade, no entanto, é exatamente o oposto

Na verdade, para seguir o ceto corretamente, sua dieta deve ser rica em muitos produtos frescos, saudáveis ​​e nutritivos. Se você fizer sua pesquisa e seguir o plano cuidadosamente, qualquer dieta cetônica pode fornecer nutrientes mais do que suficientes exigidos pelo seu corpo, portanto, certifique-se de fazer sua lição de casa.

4. Ceto pode danificar seus ossos
Outro equívoco associado às dietas cetônicas é que elas fazem com que seus ossos excretem minerais como cálcio, causando osteoporose.

Novamente, isso NÃO É VERDADE. Dietas muito ricas em proteínas podem resultar em perda de cálcio dos ossos. Ceto não é uma dieta rica em proteínas; é uma dieta rica em gordura. Grande diferença.

5. Dietas cetônicas entopem suas artérias
Ao falar sobre mitos e equívocos em torno do ceto, este é provavelmente o mais comum de todos. Escusado será dizer que não é verdade, e aqui está o porquê.

Mesmo com todas as pesquisas e dados comprovados associados ao consumo de gorduras saudáveis, as pessoas ainda pensam que “a gordura é ruim” e que todas as gorduras obstruem as artérias e causam doenças cardíacas.

De fato, estudos descobriram que gorduras saudáveis ​​podem reduzir o colesterol LDL (lipoproteína de baixa densidade) enquanto aumentam os níveis de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade). O colesterol LDL é o colesterol ruim que causa o acúmulo de depósitos de gordura nas artérias, enquanto o HDL é bom para você e reduz o colesterol LDL.

Gorduras não saudáveis, como gorduras trans e gorduras saturadas artificiais, devem ser evitadas, mas gorduras saudáveis, como poliinsaturadas, monoinsaturadas e até mesmo gorduras saturadas naturais, devem ser consumidas.
Exemplos típicos de fontes de gordura saudável incluem ovos orgânicos inteiros, peixes oleosos, abacate, amêndoas, manteiga de amendoim, carne vermelha alimentada com capim, laticínios alimentados com capim.

Desde que siga as regras da dieta cetônica, você se beneficiará dela. Vai demorar um pouco para se acostumar porque você precisará mudar seus hábitos alimentares. No entanto, dentro de algumas semanas, você entrará no ritmo das coisas e perderá os quilos em excesso e se sentirá muito mais ativo e enérgico. Não bata se você ainda não experimentou. Realmente funciona.